Adquirir um imóvel é o sonho de muitos brasileiros e, muitas vezes, a maneira mais viável de concretizá-lo é através do financiamento imobiliário. Prova disso é que, segundo pesquisa do Data Folha, 87% da população tem como maior objetivo de vida a conquista da casa própria.
Em contrapartida, dados da Brain que avaliam o Comportamento do Consumidor em 2023, revelaram que 67% acreditam que a situação financeira é a principal barreira no momento de adquirir um imóvel. Dessa forma, o financiamento se tornou um facilitador e uma das opções mais buscadas para a compra de imóveis.
Sabemos que o processo de financiamento pode parecer complicado, por demandar muitas documentações e tempo. Mas, para te ajudar a entender, preparamos esse artigo completo com dicas valiosas sobre como conseguir um financiamento imobiliário.
Por onde devo começar o processo de financiar um imóvel?
Basicamente, o financiamento imobiliário envolve uma instituição financeira que paga o valor total do imóvel para o proprietário que está vendendo e recebe o pagamento de quem financiou de forma parcelada, mensal e com juros.
Em muitos casos, existe a necessidade de um valor de entrada de cerca de 20% do valor total do imóvel, sendo o valor restante dividido em parcelas mensais durante os anos determinados em contrato.
De acordo com a pesquisa da Brain, em 2022 os financiamentos imobiliários somaram R$ 179,16 bilhões e em 2023 a previsão é de crescimento. Mas, antes de fazer um financiamento, é importante saber que existem diversas modalidades, condições e requisitos.
Para ser aprovado, você precisará passar pela avaliação de crédito com as instituições financeiras, que irão pedir comprovantes de identidade, holerites, imposto de renda, extrato bancário, entre outros documentos. Para o processo de aprovação ocorrer de maneira mais rápida, existem alguns passos e dicas que você pode seguir para evitar problemas e atrasos:
- Faça o monitoramento do seu score: Algumas instituições financeiras utilizam essa informação como um dos fatores para aprovação de crédito, portanto, é importante manter o seu score com uma boa pontuação.
- Faça o cadastro positivo: Esse programa, que é oferecido pela Serasa Experian, deixa os bancos e as empresas descobrirem se você está com o pagamento das contas em dia, o que acelera o processo de aprovação.
- Abra uma conta no banco em que deseja financiar: O fato de você possuir uma conta na instituição financeira que deseja pedir o financiamento, pode facilitar a sua aprovação de crédito e reduzir as taxas.
- Movimente sua conta: Além de ter uma conta aberta na instituição que deseja o crédito, é importante registrar todas as suas movimentações financeiras. Isso irá ajudar a comprovar o seu orçamento mensal, principalmente se você for autônomo ou trabalhador com mais de uma fonte de renda.
- Se trabalhador informal, abra sua MEI: Regularizar a sua situação pode facilitar a sua comprovação de renda com a Declaração do Imposto de Renda (IR) e aprovação de crédito.
- Tenha muito cuidado com restrições em seu CPF: Este item é um dos principais fatores de negativa de crédito, dessa maneira, é importante sempre manter as suas contas em dia, sem atraso para evitar uma possível restrição.
Esses são alguns cuidados que você pode ter na hora de financiar um imóvel. Reforçamos que cada caso é um caso, por isso o processo pode variar. É fundamental sempre checar com a instituição financeira todas as etapas do financiamento e, se possível, contar com construtoras confiáveis.
Nós, da TARRAF, temos uma equipe preparada para ajudar você a conquistar o seu imóvel. Fale com a gente e garanta negociações exclusivas.