Fachada do Montelena

Qual a diferença entre uma construtora e incorporadora?

Institucional

2 minutos
Qual a diferença entre uma construtora e incorporadora?

31/01/2025

Existem muitos termos dentro do setor imobiliário e de construção que podem acabar se confundindo na cabeça das pessoas. Um exemplo muito claro são: "incorporadora" e "construtora", conceitos que são muito usados de forma errada, ou às vezes, até como “sinônimos”.

Portanto, é preciso entender que esses termos representam dois tipos de empresas com papéis distintos no processo de desenvolvimento de imóveis.

Vamos entender melhor a seguir!


O que é uma Incorporadora?

Incorporadora é o tipo de empresa responsável por planejar e viabilizar projetos imobiliários.

Isso envolve reunir os recursos financeiros, gerenciar as permissões e documentações legais e viabilizar toda a parte burocrática e administrativa do projeto. Algumas dessas funções são: compra de terrenos, estudos de viabilidade, obtenção de financiamento, aprovação de projetos junto aos órgãos públicos e os processos de comercialização marketing do empreendimento.

Após o projeto ser aprovado, a incorporadora pode contratar uma construtora para executar a obra. Vale destacar também que, geralmente, a incorporadora é a detentora do empreendimento antes de ele ser finalizado e entregue ao mercado, quando é constituído o condomínio e suas regras.


O que é uma Construtora?

Como o próprio nome explica, a construtora é a empresa responsável pela execução física da obra, cuidando de todos os aspectos relacionados à construção do empreendimento. Isso inclui contratar e gerenciar mão de obra, fornecedores, materiais, logística da obra, prazos e qualidade da execução.

A construtora é quem traz à vida o projeto desenvolvido pela incorporadora (ou um terceiro) e se responsabiliza pela sua realização, sempre de acordo com as especificações, prazo e orçamento definidos.


Quais as principais diferenças?

Agora que já entendemos o que cada uma faz, vamos recapitular as principais diferenças entre esses tipos de empresas:

  • Função

Incorporadora: Responsável pela concepção do projeto, captação de recursos, planejamento financeiro e comercialização do empreendimento.

Construtora: Responsável pela execução da obra e entrega do produto conforme o projeto aprovado.

  • Envolvimento com a obra

Incorporadora: Tem maior participação e envolvimento nas etapas iniciais, como a compra de terreno, aprovação de projetos e vendas. Não executa a obra.

Construtora: Atua diretamente na construção, cuidando de todos os detalhes da obra e garantindo que o cronograma seja cumprido.

  • Responsabilidade jurídica e financeira

Incorporadora: Assume o risco financeiro e jurídico, principalmente relacionado à venda de unidades e ao financiamento do empreendimento.

Construtora: Assume o risco da execução da obra, incluindo imprevistos de construção e custos de materiais.

Normalmente, a incorporadora e a construtora trabalham em parceria. Alguns casos, como a TARRAF, o trabalho de construção é feito pela própria incorporadora, trazendo mais sintonia e melhores resultados para as obras.

Isso pode ser visto nos empreendimentos da TARRAF, que sempre trazem qualidade, tecnologia e qualidade de vida. Saiba mais! 

Artigos relacionadas

TARRAF se consolida entre as maiores construtoras...

TARRAF se consolida entre as maiores construtoras do país
Leia mais

Qual a diferença entre uma construtora e incorpora...

Qual a diferença entre uma construtora e incorporadora?
Leia mais

TARRAF vence como Incorporadora Revelação em premi...

TARRAF vence como Incorporadora Revelação em premiação de Ribeirão Preto
Leia mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Cookies (acesse aqui). Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.