Com o início de mais um ano, paramos para refletir sobre as principais tendências do mercado imobiliário para 2023. Se você está considerando comprar um imóvel para morar ou investir, tenho certeza de que esse artigo vai te ajudar a comprar de forma mais inteligente, de acordo com o novo cenário e novidades do mercado.
Antes de começarmos, podemos te adiantar que uma coisa é certa, independente do contexto político, o setor imobiliário deve seguir como grande impulsionador da economia no Brasil e as negociações de venda devem continuar crescendo. Isso porque a compra de imóveis é considerada um investimento seguro e rentável.
2023 será um ano ideal para comprar imóveis
Na passagem de 2021 para 2022 a venda de imóveis registrou um aumento de 46,1%, como aponta a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para esse ano, a expectativa é de que haja a continuidade desse movimento, com novos lançamentos de empreendimentos populares e de alto/médio padrão. Segundo pesquisa da ABRAINC e Brain sobre o comportamento do consumidor de imóveis para 2023, 31% dos entrevistados desejam adquirir um novo imóvel e 47% pretendem comprar um apartamento.
Com o início de 2023, está aberta oficialmente a temporada de busca por imóveis. Se você está querendo realizar o sonho de comprar um apartamento ou casa, seja para ter um investimento futuro ou morar, esse é o momento de começar a pesquisar o melhor empreendimento. Como os dados mostram, o mercado está aquecido, por isso separamos as principais tendências de 2023 para você adquirir um imóvel com o melhor custo-benefício e alta valorização.
1. Melhoria no Crédito Imobiliário
A Selic é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. Dessa forma, se essa taxa cai ou sobe, influencia os financiamentos imobiliários. Em 2022 a Selic subiu para 13,75% ao ano e para 2023 especialistas preveem que, no fim do ano, a Selic esteja em 11,25%. Com essa queda, os juros de financiamento serão menores criando um melhor cenário para quem deseja adquirir imóveis. Mesmo que o custo de financiamento não mude na mesma proporção, as variações da taxa básica influenciam nos programas de moradia do governo e Caixa Econômica Federal. Além disso, o crédito imobiliário se manterá com taxas atrativas e pode atingir menos de 9% ao ano.
2. Procura por ambientes versáteis e lazer
A pandemia mudou a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho, família e também a maneira de morar. Se você trabalha em home office, seja remoto ou híbrido, sabe que o espaço e o conforto do lar se tornaram indispensáveis para o bem-estar. Assim, nos últimos anos, a procura por propriedades maiores aumentou - uma pesquisa apontou o crescimento de 58%.
Em 2023, a busca por imóveis que possuem ambientes versáteis, aconchegantes, com mais cômodos, varanda e sacada continuarão em alta. De acordo com o relatório 2023 da ABRAINC, 85% dos entrevistados dizem que ter mais espaço é um dos aspectos que motivam a busca por um novo imóvel. Dessa forma, caso queira adquirir apartamentos para investir, busque por condomínios que ofereçam serviços e espaços de convivência como coworking, lavanderia, portaria e outros.
Já para quem deseja morar, temos boas notícias: as construtoras e incorporadoras estão lançando empreendimentos que comportem um estilo de vida moderno, portanto, não irá faltar opções. Cada vez mais, as construções possuem o conceito de condomínio-clube, oferecendo espaços com churrasqueira, piscina, academia, salão de festas, bicicletário e outros itens.
3. Preferência por obras sustentáveis
A sustentabilidade está cada vez mais em pauta, a busca por áreas verdes e itens sustentáveis é uma das tendências para imóveis de 2023. Para diminuir os gastos mensais com energia elétrica e viver de maneira mais consciente, a procura por condomínios que utilizam energia limpa, possuem projetos e soluções que diminuem o impacto ambiental são uma tendência. Entre os itens mais procurados estão:
- Sistemas de reaproveitamento de água;
- Sistema de energia renovável;
- Imóvel com certificação ambiental;
- Processos de compostagem;
- Hortas.
4. Boa localização
Morar em um imóvel com boa localização é sempre uma tendência, não é mesmo? Mas, em 2023, a procura irá além do bairro, quando o assunto é localização, as pessoas querem tranquilidade e conforto. Condomínios que possuem um entorno com comércios e serviços serão os mais visados, pois, seguindo a tendência do home office, enfrentar trânsito todos os dias não será uma opção - o ideal é encontrar tudo que precisa a poucos passos de distância. Além disso, os imóveis em bairros planejados que possuem proximidade com as vias de acesso, avenidas e ruas principais, terão um alto índice de valorização.
Com todas essas tendências, concluímos que 2023 será um ano aquecido para o mercado imobiliário...
O cenário será propício para quem quer comprar apartamentos, casas e terrenos para investir ou morar. Basta ficar atento às novidades para conseguir o melhor imóvel, com um valor que cabe no seu orçamento.
A TARRAF é uma incorporadora com mais de 40 anos de mercado que possui diversos projetos com qualidade construtiva. Nosso time de especialistas pode ajudar você a encontrar o imóvel ideal e realizar seu sonho de conquistar um imóvel em 2023. Fale com nossos corretores e saiba mais.