O paisagismo é um dos pontos mais importantes quando se fala de um empreendimento imobiliário, especialmente no mercado moderno, que tem uma busca cada vez maior por espaços mais personalizados e relaxantes. O design paisagístico é, sem dúvidas, um dos fatores que mais definem a "cara” ou personalidade de um espaço.
E, é impossível falar de paisagismo no Brasil (e no mundo) sem citar um nome: Roberto Burle Marx.
Vamos entender a influência desse grande paisagista brasileiro, como suas obras impactaram o paisagismo como forma de arte, o mercado, e, em especial, o último lançamento da TARRAF!
Como Burle Marx transformou o paisagismo brasileiro no século XX
Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo em 1909, e começou a trabalhar em projetos de paisagismo no começo da década de 1930, depois de ter estudado na Escola Belas Artes do Rio de Janeiro e ter se apaixonado por esse mundo durante um período anterior que passou na Alemanha para o tratamento de um problema de saúde.
Depois de formado, Burle Marx começou a trabalhar, ganhando renome e passou a ser convidado para projetar espaços, como jardins públicos no Recife e o icônico Edifício Capanema, no Rio de Janeiro. Esses projetos apresentaram características únicas e modernas para a época, e, com isso, esse período marca o início do paisagismo moderno no Brasil.
E as principais características que Burle Marx trouxe para esse movimento são o uso de plantas nativas do Brasil e o desenho de formas sinuosas dos espaços. Isso representou um contraste muito grande com o que era feito no país, que seguia especialmente modelos europeus de jardins.
Vale lembrar que esse era um período de grandes mudanças no cenário da arquitetura no país, e a participação de Burle Marx contribuiu para o surgimento da Arquitetura Moderna Brasileira, que se consolidou como um movimento relevante que revolucionou o cenário de arquitetura, paisagismo e design no Brasil, e seu trabalho ainda é grande inspiração para urbanistas, designers e arquitetos do mundo inteiro!
Entre os principais projetos assinados pelo paisagista, estão:
- Jardins do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro;
- Parque do Ibirapuera, em São Paulo;
- Praça Euclides da Cunha, no Recife;
- Praça dos Cristais, em Brasília;
- Terraço-jardim do Edifício Capanema, no Rio de Janeiro, entre outros.
TARRAF e Burle Marx - Uma parceria de sucesso
Como você viu, o legado de Burle Marx para a arquitetura e urbanismo do Brasil é inegável e pode ser observado em grandes obras. Aliás, o trabalho do urbanista segue vivo através do Escritório Burle Marx, que assina obras de paisagismo de alto padrão em todo o país
Sempre em busca de trazer conceitos e características únicas para cada um de seus empreendimentos, a TARRAF tem uma parceria de longa data com o escritório, que assinou nosso projeto de urbanismo Monjardin, em Araçatuba, Monreal e Platz em Rio Preto e no quarteirão Praias by Tarraf.
E agora chega mais um capítulo dessa colaboração: o ARTSE by Tarraf, o novo lançamento da marca em Ribeirão Preto.
Trazendo para a cidade a tendência internacional do quiet luxury - um movimento que está revolucionando o conceito de alto padrão, oferecendo luxo e requinte com discrição e elegância na simplicidade.
E para conseguir isso, o ARTSE by Tarraf tem seu projeto paisagístico assinado pelo Escritório Burle Marx, focando na união entre o paisagismo artístico e a arquitetura, para criar espaços equilibrados, contemporâneos e sofisticados.
Clique aqui e conheça mais sobre esse imperdível lançamento!