Short Stay: o novo tipo de aluguel que é grande oportunidade para investidores

30/09/2025
Nos últimos anos, muitas tendências e novas formas de viver surgiram, e isso também vale para moradias. O crescimento do turismo urbano, do trabalho remoto e da economia de compartilhamento, transformou a forma como as pessoas vivem e se hospedam.
E uma das demandas modernas mais importantes que o mercado imobiliário precisou acompanhar é o conceito de “short stay”.
O que é Short Stay?
A tradução literal de short stay é “estadia curta”, o que já explica bem o seu conceito. É um modelo de locação de imóveis por curtos períodos, que geralmente duram entre alguns dias até alguns meses, e funciona como uma alternativa entre a hospedagem tradicional (como hotéis e pousadas) e os contratos de aluguel convencionais.
Ideal para empreendimentos que ofereçam studios ou que sejam mixed-use, o short stay é uma solução que se encaixa perfeitamente para vários perfis de possíveis clientes: viajantes, profissionais em viagem, estudantes, médicos residentes, e até famílias em fase de transição.
Características principais do Short Stay
Duração: A locação do short stay tem duração de períodos curtos, variando de um dia a um limite máximo de 90 dias, conforme previsto na legislação brasileira (segundo a Lei do Inquilinato passando desse período de locação, o contrato deve ser diferente e mais complexo).
Cobrança: Preços baseados em diárias, com a possibilidade de ajuste de tarifas de acordo com a demanda e sazonalidade, o que otimiza a receita do proprietário.
Contratos: Contratos mais simplificados e flexíveis do que os de aluguel convencional.
Plataformas: a contratação dos serviços de short stay geralmente são feitos através de plataformas online como Airbnb e Booking, que facilitam a conexão entre anfitriões e locatários.
Localização e studios se destacam nessa tendência
Apesar de poder ser praticado em qualquer tipo de imóvel, é nos modelos de studios e empreendimentos mixed-use que o short stay ganha ainda mais destaque.
Os studios, por se tratar de espaços mais otimizados, costumam ser mais econômicos e flexíveis para o público que procura esse time de estadia. Já os espaços mixed-use, que costumam combinar unidades residenciais com salas comerciais, trazem praticidade e conforto, além de valorização para o empreendimento.
A localização também é fundamental. Uma moradia pensada para short stay deve ficar em uma região com muitos pontos de interesse, como shoppings, universidades, hospitais, centros de eventos, fácil acesso à rodovias e avenidas, etc.
Quais são as vantagens do short stay?
O modelo short stay traz muitas vantagens, tanto para o viajante como para o proprietário do imóvel.
O viajante pode aproveitar mais flexibilidade, conforto e uma experiência mais autêntica em comparação com hotéis tradicionais.
Já o proprietário do imóvel, pode ter uma fonte de alta rentabilidade através da gestão dinâmica de preços e alta frequência de aluguel, tornando-se uma excelente oportunidade de investimento.
Um bom negócio para investir
Como falamos, existem muitos benefícios para o proprietário do imóvel dentro do short stay, por isso, já existem muitos que investem em um imóvel com a ideia de usar o espaço nesse modelo.
E isso traz uma série de vantagens em relação ao modelo de aluguel tradicional:
- Maior rentabilidade: Em média, o aluguel de curta temporada pode gerar até 30% a 50% mais receita do que a locação residencial tradicional.
- Flexibilidade de uso: O proprietário pode utilizar o imóvel quando quiser e alugá-lo no restante do tempo.
- Valorização do empreendimento: Imóveis planejados para short stay, com serviços e facilidades, tendem a atrair tanto investidores quanto usuários finais.
- Tendência global: O modelo já é consolidado em grandes centros como Nova York, Lisboa e Barcelona, e vem crescendo de forma acelerada no Brasil, incluindo cidades do interior de São Paulo, como Rio Preto e Ribeirão Preto.
A TARRAF é referência premiada na construção de empreendimentos mixed-use
O short stay não é apenas uma tendência passageira: é um reflexo das novas formas de viver, trabalhar e viajar, e com isso, investidores podem aproveitar um caminho de diversificação e rentabilidade, especialmente em empreendimentos mistos, que combinam unidades comerciais e residenciais.
A TARRAF tem um vasto portfólio e expertise nesse tipo de empreendimento. O Duo JK, em Rio Preto, foi premiado com o Master Imobiliário pela inovação nos seus espaços mixed-use. O Platz by Tarraf também em Rio Preto é uma referência pela forma como usou o seu entorno para integrar espaços comerciais e residenciais.
Além disso, ao lado do Iguatemi Rio Preto, o TARRAF Square (projeto que também venceu o Master Imobiliário) e o Infinity Towers são dois mixed-use que foram sucesso de vendas, localizados em uma das regiões mais valorizadas da cidade.