Fachada do Montelena

Quiet luxury: a tendência que está chegando no setor imobiliário

Tendências

4 minutos
Quiet luxury: a tendência que está chegando no setor imobiliário

11/11/2024

Você já ouviu falar em "quiet luxury"?

Nos últimos anos, esse conceito tem tomado conta das discussões nas redes sociais e entre entusiastas da moda e arquitetura. E o significado do que esse termo traz pode ser visto em sua própria tradução literal, algo como “luxo silencioso” ou “luxo discreto”.

Veja mais sobre essa tendência e como ela está redefinindo o que as pessoas enxergam como luxo, fazendo com que a sofisticação e elegância sutis sejam mais apreciadas do que roupas ou imóveis que "ostentam", e como esse novo padrão de comportamento está impactando o mercado imobiliário de alto padrão.


O que é quiet luxury?

A origem desse termo vem do cenário da moda, onde o quiet luxury começou a aparecer por meio de peças minimalistas, criadas por grifes consagradas, mas apostando em um design atemporal, confeccionadas com materiais de alta qualidade e sem logotipos evidentes.

Com isso, a ideia é que o luxo está na experiência, na durabilidade e nos detalhes — para quem entende, e não necessariamente para mostrar. Assim, não é necessário que a peça seja extremamente rebuscada ou que baseie o seu valor em demonstrar a marca/estilista, fazendo com que seu luxo seja entendido de forma subjetiva.

À medida que esse conceito foi ganhando popularidade e reconhecimento, ele também passou a ser aplicado em outros contextos, e um exemplo é o mercado imobiliário, como veremos a seguir.


Quiet luxury no mundo imobiliário

Um mercado que abraçou muito o conceito de quiet luxury foi o de imóveis de alto padrão. Aqui, em vez de mansões extravagantes ou designs arrojados que chamam atenção à primeira vista, os imóveis quiet luxury priorizam discrição, conforto e materiais nobres.

Confira algumas características do quiet luxury no mercado imobiliário:


Design minimalista

O minimalismo também é um movimento que cresceu em popularidade nos últimos anos, e ele é uma peça importante dentro do quiet luxury, trazendo um tipo de arquitetura que valorize linhas limpas e materiais naturais, como madeira de lei, mármore, pedras e metais de alta qualidade. O foco está na harmonia entre o espaço e o ambiente, com uma integração fluida entre o interior e o exterior, sem excessos decorativos.


Qualidade dos materiais

Em vez de buscar uma aparência suntuosa e chamativa, o destaque está em acabamentos duráveis e elegantes. Detalhes como piso de madeira maciça, metais escovados, isolamento acústico superior e janelas panorâmicas com vidro duplo são ótimos exemplos do conceito de luxo discreto.

Então, é importante saber que a sutileza que é a base do quiet luxury não quer dizer que o cliente esteja “abrindo mão” da qualidade e procedência dos materiais.


Tecnologia integrada

Lembra que no passado quando se pensava em casas luxuosas e modernas logo se imaginava um conceito bem tecnológico, com equipamentos modernos espalhados por todos os cômodos?

No quiet luxury, a ideia é justamente o oposto: a automação residencial é presente, mas com sistemas de iluminação inteligente, controle de temperatura e segurança integrados de forma quase imperceptível, proporcionando conforto e praticidade sem aqueles elementos visuais intrusivos.


Localização privilegiada

Parte do luxo dos imóveis de alto padrão também está na localização. Os imóveis quiet luxury trabalham a ideia de morar em um lugar de alta valorização, mas com foco em localizações exclusivas, tranquilas e mais reservadas, oferecendo privacidade e segurança.


Sustentabilidade

O luxo discreto no mercado imobiliário também abraça a tendência da busca pela sustentabilidade. Portanto, são trabalhados imóveis com certificações ambientais, sistemas de reaproveitamento de água e eficiência energética são exemplos de como o conceito de luxo está mudando para algo mais consciente e responsável.


Assinatura do artista

O quiet luxury não quer dizer que o cliente não esteja buscando uma experiência de uma marca renomada. Aliás, é o oposto: a assinatura da marca ou artista é parte fundamental desse conceito. A marca é importante, oferecendo sua qualidade e diferenciais, com elegância e simplicidade no design.


O quiet luxury e a valorização imobiliária: Conheça o ARTSE by Tarraf

/media/2962/conversions/w.694/h.380/q.95/fit.crop/fm.pjpg/597-ext10-vista-sacada-hr-2-778-thumb.jpg

Embora imóveis que sigam o conceito de quiet luxury não trabalhem com a ostentação, eles tendem a ter grande valorização no mercado, justamente pela sua exclusividade e por atender a um perfil de comprador mais exigente.

Essa personalização discreta e de bom gosto, com acabamentos sob medida e detalhes sofisticados, cria um senso de pertencimento e autenticidade que os consumidores de alto padrão buscam.

Compreendendo que esse movimento é muito mais do que uma moda passageira, a TARRAF apresenta o seu novo lançamento: o ARTSE by Tarraf, que será localizado no bairro Ilhas do Sul, em Ribeirão Preto.

E se você quer saber mais sobre esse grande lançamento, clique aqui para conhecer os detalhes do ARTSE by Tarraf! 

Artigos relacionadas

Burle Marx: O paisagismo como forma de arte

Burle Marx: O paisagismo como forma de arte
Leia mais

Quiet luxury: a tendência que está chegando no set...

Quiet luxury: a tendência que está chegando no setor imobiliário
Leia mais

O que é e quais vantagens que um Rooftop oferece?

O que é e quais vantagens que um Rooftop oferece?
Leia mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Cookies (acesse aqui). Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.