Fachada do Montelena

Tendências do Mercado Imobiliário para 2024

Tendências

2 minutos
Tendências do Mercado Imobiliário para 2024

08/02/2024

No cenário em constante mudança do mercado imobiliário, compreender as tendências é fundamental para quem busca adquirir um novo lar ou investir. Assim, para você encontrar o imóvel ideal e com alto índice de valorização, reunimos dados e informações sobre como será o futuro do setor imobiliário.


Para 2024, as expectativas são de aquecimento na compra e vendas, seguindo o ritmo de 2023, que teve um aumento de 22% no número de novos imóveis comercializados no Brasil, segundo a ABRAINC-FIPE. A tendência para este ano é que a taxa de juros e taxa Selic tenham redução, o que irá facilitar os financiamentos e acesso ao crédito. Além disso, as novas medidas do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) - como a possibilidade de uso do FGTS futuro e expansão do limite do valor do imóvel - darão impulso no segmento econômico.


Com esse cenário positivo, o mercado imobiliário seguirá em evolução contínua para atender as demandas e transformações relacionadas, principalmente, com as preferências do consumidor que envolvem práticas sustentáveis, processos digitais e plantas flexíveis. Por isso, antes de adquirir um imóvel, fique atento as tendências que irão moldar o mercado nos próximos anos! 



Investimento em alto padrão e econômico


O mercado residencial tradicional - construção de apartamentos para venda - permanece como o mais aquecido no país e concentra a maior parte dos investimentos. Em pesquisa realizada no Brazil GRI, o setor foi apontado por 39% como o que oferece as melhores oportunidades nos próximos 12 meses, principalmente quando falamos de alto padrão. Em contrapartida, com as mudanças do programa Minha Casa, Minha Vida a busca por imóveis econômicos também irão aumentar e impactar no crescimento de lançamentos desse porte.



Plantas Flexíveis


Assim como nos últimos anos, a flexibilidade e versatilidade continuam sendo características muito buscadas nos imóveis. A tendência é que a valorização de empreendimentos multifuncionais, que se adaptem à vida moderna e tenham soluções tecnológicas integradas dispare neste ano. Espaços mais compactos, como studios e apartamentos com 1 dormitório, são opções para atender jovens, recém-casados e pessoas que procuram o melhor custo-benefício.  

/media/2375/conversions/w.694/h.380/q.95/fit.crop/fm.pjpg/3-308-thumb.png
/media/2374/conversions/w.694/h.380/q.95/fit.crop/fm.pjpg/1-857-thumb.png

Digitalização


Com um mundo cada vez mais tecnológico, os imóveis devem acompanhar essa evolução com estruturas de automação. As chamadas “casas inteligentes”, com soluções de iluminação ativadas por comando de voz, fechaduras digitais, sistemas de segurança e outros, aumentam a valorização do imóvel em cerca de 10%. Além disso, o consumo se tornou cada vez mais digital, na jornada de compra e venda de imóveis a tecnologia será cada vez mais implementada para acelerar os processos e a experiência do cliente.



Sustentabilidade


A busca por práticas sustentáveis no mercado imobiliário está em alta, não apenas como um apelo ético, mas também como um investimento sólido. Imóveis com certificação verde são mais valorizados à medida que os moradores comprovam a eficiência na economia de energia elétrica e responsabilidade ambiental. A tendência é que os novos projetos já tragam espaços mais sustentáveis, com design com foco na preservação, repletos de áreas verdes e recursos que controlam a água, energia e reciclagem.



Mais áreas de lazer


Outra tendência é de empreendimentos que oferecem cada vez mais diferenciais nos projetos para atender as mudanças relacionadas aos novos hábitos da população: famílias menores que costumam ter pets e buscam facilidades. As áreas de lazer são fatores que influenciam diretamente o valor do imóvel, investir em condomínios completos, que tenham além de áreas comuns como academia, piscina e churrasqueira, mas tragam também espaços funcionais, como minimarket, delivery, espaço pet, coworking, lavanderia e outros, terá alta valorização.



Concluímos que o mercado imobiliário está cheio de oportunidades e desafios, mas deve seguir forte e resiliente em 2024. Ao compreender as tendências e os dados que o sustentam, você estará preparado para tomar decisões certas. Seja você um comprador em busca do lar dos sonhos ou um investidor estratégico, 2024 se apresenta como um ano-chave para o crescimento e valorização do mercado imobiliário.


Nós estamos no centro das tendências, por isso trazemos para nossos projetos insights inovadores, além de contar com profissionais renomados que enriquecem nossos empreendimentos, seguindo as novidades internacionais e nacionais. Visamos sempre a qualidade construtiva, valorização do m² e espaços exclusivos para atender nossos clientes. Para conhecer o ideal para você, clique aqui e veja nossos lançamentos.  

Artigos relacionadas

O que é revitalização e qual sua importância para...

O que é revitalização e qual sua importância para o espaço urbano?
Leia mais

Conheça Burle Marx e seu impacto nos projetos atua...

Conheça Burle Marx e seu impacto nos projetos atuais
Leia mais

Tendências do Mercado Imobiliário para 2024

Tendências do Mercado Imobiliário para 2024
Leia mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Cookies (acesse aqui). Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.